IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE SAF’s
                                                            
A MULHER CRISTÃ ADMINISTRANDO BEM A SUA ROTINA
                                                                   Maria Ribeiro da Silva Moutinho
Texto básico: Pv. 31:10-31

A Palavra de Deus nos ensina que há tempo para tudo (Ec 3:1-10), mas estamos sempre nos queixando da falta de tempo, na verdade o problema consiste em não sabermos remir, administrar bem o nosso tempo. Tive um professor que sempre repetia a seguinte frase: ‘Desculpa de falta de tempo é dada por quem perde tempo por falta de método’. Existe uma verdade contida no ensinamento daquele professor, pois muitas vezes não sabemos organizar a nossa rotina, não ordenamos as prioridades e isso gera ansiedade, angústia, estresse, depressão, morte... Muitas mulheres têm uma rotina conturbada com dupla ou tripla jornada. A maioria, além de trabalhar fora em um, dois e até três empregos ainda tem que cuidar do esposo, dos filhos e da casa e não sabe como lidar com a questão. Então, o que fazer para que esta rotina estafante não escravize e adoeça? A mulher de provérbios 31 é um exemplo para nós e nos ensina a lidar com nossa rotina de forma dinâmica, agradável e feliz.  Precisamos remir o tempo organizando e ordenando as prioridades certas:

1 – VIVER EM COMUNHÃO CONSTANTE COM DEUS – ou seja, nutrir um relacionamento íntimo com Deus através da oração, leitura e meditação na Palavra - “mas, buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas” Mt. 6:33. Esse relacionamento é possível e se faz através da:
Ø  ORAÇÃO – é o combustível do cristão, é a força motora que nos impulsiona, nos faz chegar a Deus e ele
 nos dá força e vigor para agirmos. Com a palavra oração podemos formar duas outras palavras: Ração e Ação cujos significados comprovam a importância dela na vida do crente. RAÇÃO - Porção de alimento calculada para o consumo diário de um homem, ou para cada refeição. Ninguém vive sem alimento, existem pessoas que não se alimentam corretamente e isso traz conseqüências trágicas para a sua vida – fraqueza, anemia, desnutrição, doenças e até a morte; assim também, quando não oramos ficamos enfraquecidos espiritualmente e estamos sujeitos a cair nas ciladas do inimigo da nossa alma, portanto, vigiai e orai; orai sem cessar, buscai ao Senhor, etc são exortações importantes. A outra palavra AÇÃO - que resulta do fato de agir; tudo aquilo que se faz ou manifestação de uma força agente. Quando nos alimentamos temos mais ânimo para trabalhar, fazemos nossas atividades e ajudamos aos outros; com os alimentos certos vivemos mais e mais felizes porque o corpo fica saudável... Então, vamos orar e agir!

Ø  LEITURA E MEDITAÇÃO NA PALAVRA DE DEUS – “Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor”
 Os. 6:3. A leitura da bíblia é imprescindível para que conheçamos ao Senhor e cresçamos. Não podemos negligenciar desta bênção diariamente. O salmista diz: “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. Meditarei nos teus preceitos, e terei respeito aos teus caminhos”. Sl. 119.11,15 e ainda no Sl. 25:12,14 diz “Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher.  A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança”  Sl. 119:1-11,17-20;129,130...
A mulher que tem intimidade com Deus é sábia, (2 Sm 20:14-22; a mulher de Abel-Bete-Maaca) busca viver o que a palavra ensina, através de uma vida íntegra, irrepreensível. Hoje, há muita coisa que vem ocupando o lugar de Deus em nossas vidas, em nosso lar. Estamos cansados ou não temos tempo para fazer o culto doméstico ou para irmos aos cultos semanais, mas não perdemos o capítulo das novelas das sete, oito, os filmes da TV, etc. Visitamos pouco, não percebemos o irmão que está sem vir à igreja, às vezes com problemas sérios, doenças, feridos na alma, machucados, magoados; mas não abrimos mão de satisfazer ao nosso ego, de ir ao shopping, assistir aquele DVD anunciado, etc. O sentimento de comunhão que existia na igreja primitiva está em desuso em nossos dias...

Ø  OBEDECER AOS MANDAMENTOS DO SENHOR – A obediência sempre foi um problema para o povo de
 Deus, mas o bom servo obedece ao seu Senhor, por isso quando temos intimidade com Deus e o conhecemos de fato também obedecemos à sua Palavra, honramos e respeitamos a sua vontade soberana em tudo. Diz a Bíblia: “...Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar’1 Sm 15:22b. Obedecer e servir ao Senhor com alegria e toda fidelidade, é o mínimo que podemos fazer, pois o Senhor é fiel, e não há Deus maior que o nosso Deus, por isso o Senhor deve ser a prioridade máxima em nossas vidas, devemos priorizar o Senhor, pois “... o SENHOR conservará em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti” Is. 26.3
2 – ZELAR OU CUIDAR DA FAMÍLIA – nossa família é dádiva do Senhor, depois dele, nossa outra prioridade deve ser o cuidado e o zelo pelo esposo e filhos. Deus deu à mulher maior sensibilidade e perspicácia para que ela pudesse zelar bem da família e isso significa que A MULHER PRECISA:
I – RELACIONAR-SE BEM CONSIGO MESMA, ou seja, ter um bom relacionamento intrapessoal – Vemos que a mulher virtuosa, tinha um perfeito relacionamento intrapessoal (vs. 13b, 18, 22 e 25),  “busca lã e linho e de bom grado trabalha com as mãos, Ela percebe que o seu ganho é bom, Faz para si cobertas, veste-se de linho fino e de púrpura, ...quanto ao dia de amanhã não tem preocupações”. Nos versículos acima, ela é:
Satisfeita com a vida, tem a auto-estima elevada:
·         Faz as coisas contente; feliz, de bom grado; não murmura. - vs 13, 18 – “ ... de
bom grado trabalha com as mãos - Percebe que o seu ganho é bom;  ... veste-se de linho fino e de púrpura, ... a força e a dignidade são os seus vestidos. É uma mulher piedosa 1 Sm 2.1- 4
·         Cuida-se, ou seja, é bem apresentável, ou seja, tem uma aparência agradável; faz bem aos outros. Isso agrada
ao seu marido. Qual homem não gosta de chegar em sua casa e encontrar uma esposa bonita e cheirosa esperando-o alegremente?
Em suma, a mulher cristã que se relaciona bem com Deus é bem resolvida, piedosa, tem gratidão no coração, reconhece que é filha de Deus por isso é feliz, cuida da sua auto-estima, sabe o que quer, expressa suas próprias necessidades e desejos, tem amor próprio; cuida bem do seu corpo, (pois, ele é templo do Espírito Santo), da sua beleza interior e exterior e procura levar a mensagem do evangelho a outras pessoas - EVANGELIZA.

II – RELACIONAR-SE BEM COM ESPOSO – Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido. Ef. 5:22,33  
         A mulher cristã precisa cumprir o seu papel de esposa, sujeitando-se à liderança do marido que é o cabeça ou líder da família preservando assim a unidade familiar. “Ela lhe faz bem e não mal todos os dias de sua vida” Pv. 31.23, isso significa compromisso eterno com o esposo, Submissão, Respeito, Honra. No casamento, a matemática foge à regra, pois um mais um é igual a UM (1 + 1 = 1) Gn 2.24, Mt.19.5, Ef.5.31! A esposa deve estar aberta ao diálogo, e jamais tomar partido dos filhos contra o marido, na frente deles.

III – RELACIONAR-SE BEM COM OS FILHOS – Ef.5:22-24 - A mulher passa mais tempo com os filhos, tem mais jeito e paciência para ensinar e lidar com eles compete a ela, na maioria das vezes a tarefa de educar os filhos no temor do Senhor. A mulher precisa exercer o seu papel na santificação do seu lar, sendo piedosa, orando por eles e com eles, ensinando as sagradas escrituras, levando-os e incentivando-os na participação nas atividades da Igreja. Vivemos uma época difícil, de grande corre-corre onde as famílias mal se encontram. O culto doméstico em muitos lares está praticamente esquecido porque dificilmente se reúne toda a família e, na igreja não está diferente, a escola dominical em muitas igrejas deixou de existir, muitos pais deixam de ir e levar as crianças para crescer no conhecimento do Senhor e assim vemos cada vez mais filhos desobedientes, relacionamentos quebrados falta de temor (deixamos de exercer o sacerdócio real... 1 Pe 2.9-10)

3 – DAR TESTEMUNHO, SER EXEMPLO – Ao desenvolver ou exercer outras atividades: profissionais, comunitárias, filantrópicas ela deve fazer ‘como para o Senhor’... O cristão é sal da terra e luz do mundo Mt 5.13-14 e não pode jamais esquecer disso, onde ele está deve andar nos passos de Jesus, exaltando-O e glorificando-O.
A grande dificuldade dos nossos dias é que a mulher vem invertendo os papéis, investe mais na carreira do que na família, pois a sociedade exige cada vez mais qualificação, os melhores empregos são para quem está mais bem preparado, mas a serva de Deus, remida pelo sangue do cordeiro, que não mais vive, mas Cristo vive através dela deve fazer diferença através uma vida irrepreensível.
A mulher de provérbios 31 exerce com sabedoria todos estes papéis.
ü  É diligente – trabalha fora e administra bem o seu lar  - vs 14,18,19, 27
ü  Exerce misericórdia, realiza boas obras – vs 20
ü  Tem domínio próprio, é moderada, precavida – 21,22
ü  Tem linguagem sadia – fala com sabedoria - vs 26
ü  Sabe remir o tempo – vs 15/ Ef 5.15-17
ü  Teme ao Senhor – expressa a beleza e o amor de Cristo - 30
ü   É exemplo para a sociedade - faz diferença onde está, é bem vista e elogiada.
Que Deus nos capacite para vivermos de acordo com a sua santa vontade. Sl 37.4
         Com carinho,  Maria Ribeiro da Silva Moutinho – vice-presidente Região Nordeste.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Titulo de Sócia Benemérita

Reuniões Departamentais mês de Fevereiro 2017

Chá de fraldas promovido pela SAF da 1ª IPB de Paulo Afonso.